JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

4 benefícios da tecnologia na educação infantil

IMG_1131

Quer saber como a tecnologia aparece na Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e quais os benefícios de utilizá-la nessa etapa de ensino? Descubra no texto!

Se há pouco tempo o uso do celular na sala de aula era expressamente proibido, hoje não é raro encontrar uma turma utilizando aparelhos (como tablets e smartphones) em sala de aula para realizar tarefas, leituras, pesquisas, atividades…

As novas tecnologias e os objetos digitais (como jogos, vídeos e animações) têm um papel cada vez mais importante em todos os aspectos da vida das crianças e dos adolescentes. Na educação, eles têm sido utilizados para melhorar o engajamento dos alunos e promover aprendizagens mais significativas para a sua realidade.

Os objetos digitais também encontram espaço fértil na Educação Infantil. Respeitados os cuidados e as orientações médicas e pedagógicas para o uso de tecnologia por crianças (como limitar o tempo de exposição às telas e aplicar filtros de conteúdo), o uso da tecnologia nesta etapa de ensino pode ter impactos especialmente positivos na educação dos pequenos.

4 benefícios do uso da tecnologia na Educação Infantil

Se a tecnologia permeia todos os aspectos da vida da criança, proibir o seu uso em sala de aula seria ignorar um aspecto essencial das relações e formas de comunicação modernas. Além disso, a sua utilização tem muito a acrescentar para a aprendizagem e o desenvolvimento dos pequenos.

A seguir, conheça 4 benefícios da tecnologia na Educação Infantil!

1. Contribui para o desenvolvimento integral da criança

Durante o seu processo de formação, a criança é desenvolvida em múltiplas dimensões, como a física, psicológica, intelectual e social (LDB). O uso dos meios e objetos digitais na Educação Infantil deve considerar o impacto das novas tecnologias em cada uma dessas dimensões.

Nesta etapa de ensino, o professor pode utilizar a tecnologia como forma de desenvolver a linguagem e a psicomotricidade, além de estimular o pensamento lógico, crítico e criativo da criança. Mais tarde, nas etapas seguintes, esse contato inicial vai permitir ao aluno que utilize os meios digitais no seu dia a dia de maneira consciente e intencional, refletindo criticamente sobre esse uso.

2. Gera uma aprendizagem mais significativa

A crescente aplicação da tecnologia na Educação Infantil tem promovido contextos de aprendizagem mais significativos para os alunos das novas gerações. No processo de ensino e aprendizagem, é essencial utilizar símbolos e elementos que conversam com a realidade pessoal das crianças e fazem parte do seu dia a dia.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

A inserção da tecnologia na prática pedagógica possibilita, inclusive, a implementação de metodologias ativas de ensino, as quais colocam o aluno como protagonista e estimulam a autonomia em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem.

3. Desperta o interesse e a curiosidade dos alunos

Desenvolver uma aprendizagem significativa por meio das novas tecnologias ainda pode trazer outros benefícios no contexto da Educação Infantil. Uma das principais vantagens relatadas pelos professores nesta etapa de ensino é o aumento do interesse e da curiosidade dos alunos em relação às práticas propostas em sala de aula.

Por utilizarem uma linguagem próxima do dia a dia das crianças, jogos, vídeos, animações e outras linguagens digitais podem contribuir muito para melhorar o nível de engajamento dos alunos.

Não é à toa que os elementos tecnológicos e lúdicos têm sido utilizados para estimular a interação e o engajamento dos alunos até mesmo nas etapas de ensino mais avançadas: um fenômeno conhecido como gamificação.

4. A Tecnologia na Educação Infantil aproxima o professor da realidade dos alunos

Outro benefício que pode ser destacado no uso da tecnologia na Educação Infantil é a aproximação do professor da realidade dos alunos. Apesar de a maior parte dos professores que atuam hoje nas salas de aula terem vivenciado grandes saltos tecnológicos durante o seu desenvolvimento pessoal e profissional, os alunos que estão hoje na Educação Infantil nasceram em um contexto completamente imerso na tecnologia. Ou seja, a experiência de alunos e professores em relação à tecnologia é diferente.

Especialmente nesta etapa de ensino, o professor é uma figura muito presente e importante para o desenvolvimento do aluno. A aplicação das novas tecnologias pode estreitar ainda mais os laços afetivos e, consequentemente, a efetividade das trocas pedagógicas entre aluno e professor.

Ter professores mais ligados às linguagens e aos hábitos das novas gerações atuando como mediadores do processo de ensino e aprendizagem certamente é um grande benefício para os alunos.

Você conhece outros benefícios do uso da tecnologia na Educação Infantil? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Cintra IT - SCintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Veja Mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.