JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

A importância das atividades esportivas

Dúvidas sobre nossa programação?
Ligue agora mesmo para (61) 98454-9958 (com WhatsApp).
imgblog05

O esporte é uma parte muito importante do desenvolvimento da criança, facilitando o aprendizado de conceitos básicos da vida, como saber esperar a vez, compartilhar a atenção de colegas e professores, reconhecer e incentivar o esforço e o sucesso dos companheiros, e ficar feliz com as vitórias dos amigos. Em termos de consciência corporal, o esporte durante a primeira e a segunda infâncias é crucial para o desenvolvimento motor adequado.

Neste momento são desenvolvidas as habilidades motoras básicas que servirão para a progressão de habilidades específicas futuras. Uma base mal feita afetará todo o processo de desenvolvimento subsequente, já que a criança experimenta, aprende e até mesmo se comunica nestes ambientes.

Por isso a iniciação esportiva que foca na variedade de vivências motoras, e não na especialização, tem papel fundamental no desenvolvimento infantil e na sua relação com o mundo que a cerca.

As atividades esportivas para crianças de até 10 anos de idade devem ter como foco o desenvolvimento das habilidades motoras básicas, como correr, saltar e chutar. A partir dos 11 anos, com a chegada da adolescência, é recomendado o desenvolvimento progressivo de habilidades especializadas ou habilidades específicas dos esportes, como o arremesso e a bandeja do basquetebol, e a cortada do voleibol.

As crianças são naturalmente motivadas para a atividade física e o esporte pode se tornar um grande canal para a identificação entre aluno e escola. É recomendado que a prática esportiva infantil em ambiente escolar seja sempre prazerosa, lúdica e divertida.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

Para criar essa identificação, acredito que é fundamental a sintonia da criança com o esporte escolhido. Algumas se sentirão mais à vontade e motivadas em atividades individuais, outras em coletivas. Vale também lembrar que mesmo nos chamados “esportes individuais” a criança fará parte de um grupo maior, que treina junto e, assim, relaciona-se muitas vezes compondo uma equipe.

No esporte voltado para educação infantil, a intensidade e a frequência devem respeitar o interesse e o grau de motivação. Não devemos pressioná-la por resultados, mas também não podemos desmotivar aquelas que buscam mais em cada atividade. Cabe ao professor ou treinador respeitar os limites e interesses de cada aluno, valorizando a individualidade.

Para pais e familiares que buscam motivar as crianças para atividades esportivas, o que recomendo sempre é: seja um exemplo. Os pais não precisam ser atletas, mas é preciso demonstrar interesse em atividades lúdicas, esportivas ou ao ar livre, onde o suor, a sujeira e os joelhos ralados muitas vezes fazem parte do pacote. Afinal, o exemplo familiar é o fator de maior importância na educação de uma criança.

Fonte: Nota 10

Cintra IT - SCintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Veja Mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.