JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Atividades de educação física: como fazer um plano de aula de futsal

IMG_4489

O gosto pela prática esportiva, na maioria das vezes, é aprendido desde a infância, principalmente nas atividades de educação física. Isso tem um reflexo positivo na vida adulta, já que crianças ativas têm maiores chances de se tornarem adultos igualmente ativos e consequentemente mais saudáveis.

Um dos esportes favoritos das crianças no Brasil é o futsal. Sendo assim, nada melhor que investir no ensino dele em algum momento do ano. Para que a classe se torne mais proveitosa, o professor precisa saber fazer um bom plano de aula de futsal. É por esse motivo que estamos aqui.

Neste post vamos mostrar como desenvolver um plano de aula para trabalhar o futsal nas escolas. Ficou interessado? Então é só continuar lendo!

Benefícios das atividades de educação física

Em um cenário no qual o período que as crianças ficam sentadas em frente à tela tem crescido constantemente e o tempo em movimento tem diminuído, as aulas de educação física estão cada vez mais importantes. Além de combater o sedentarismo e consequentemente prevenir diversas doenças crônicas no futuro, essa aula também tem muitos outros benefícios.

Um dos principais está relacionado ao desenvolvimento motor. É na infância que o ser humano adquire diversas capacidades motoras. Logo, quanto mais as crianças forem expostas a atividades diferentes e estimulantes, maior será a sua aquisição de habilidades.

Outro importante benefício está relacionado à interação social. Muitas crianças passam horas sozinhas ou fazendo atividades individuais. A aula de educação física é um excelente momento para o trabalho em grupo.

Aliás, essa também é outra vantagem que pode ser aproveitadas nessas aulas: a colaboração entre os colegas que, muitas vezes, fazem parte da mesma equipe durante um jogo. Além dela, o aprendizado sobre as frustrações da derrota e a alegria da vitória, o respeito com o adversário e a diminuição do estresse também são fatores positivos das atividades de educação física.

Como fazer um plano de aula de futsal

Um plano de aula deve sempre iniciar pelo objetivo que se deseja ensinar. No caso de uma aula de futsal, o objetivo pode ser desenvolver a capacidade dos alunos de jogarem com os companheiros, por exemplo. Esse seria um objetivo comum para as séries iniciais, nas quais as crianças costumam se aglomerar em torno da bola.

Além do objetivo, o plano precisa ter a data da aula, local onde será realizada e materiais que serão utilizados. O ideal é que o plano possa ser entendido por qualquer outro professor que o leia. Por esse motivo, ele deve ser bem detalhado.

Depois das informações principais é preciso pensar efetivamente na aula. Nessa parte, o plano pode se dividir em três momentos, que podemos chamar de: roda inicial, parte principal e roda final. Confira a seguir o que significa cada uma dessas etapas.

Roda inicial

A roda inicial acontece no início da aula. É o momento de conversar com os alunos, retomando a aula anterior e introduzindo a que será dada em seguida. Nesse primeiro momento pode haver um breve aquecimento ou alongamento.

Parte principal

Depois disso, as tarefas pensadas e dispostas no plano devem atender o objetivo principal da aula. Se o objetivo é ensinar o passe, os exercícios devem atender essa demanda. É importante ressaltar que não é necessário ter somente uma atividade na parte principal. Ela pode ser formada por diversas tarefas, que caibam no tempo disponível da aula.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091
Roda final

O último momento da aula, que também deve ser descrito no plano, é a roda final. Nele, se inicia o encerramento da aula e o professor pode pensar em alguma atividade de relaxamento, enquanto os alunos descansam e voltam à calma.

A roda final pode ser usada também para refletir sobre os exercícios que foram propostos em aula. Questionar o que os alunos aprenderam e o que mais gostaram é uma ação interessante para o professor.

Atividades de futsal para trabalhar na escola

As atividades que devem ser trabalhadas nas aulas de futsal na educação física precisam contemplar as duas vertentes do esporte: a parte técnica e a tática. A seguir vamos mostrar o que pode ser trabalhado em cada uma delas.

Atividades técnicas

As atividades técnicas são aquelas que trabalham os fundamentos do futsal como: passe, domínio, cabeceio, drible, condução de bola e chute. É importante sempre explorar e treinar a habilidade que a turma tem mais dificuldade.

Essas atividades podem ser pensadas em duplas, trios ou pequenos grupos. Lembre-se de nunca deixar os alunos parados por muito tempo. Ou seja, elabore exercícios que a turma toda possa participar ativamente.

Uma boa atividade técnica que contempla toda a turma e não deixa nenhum aluno parado é o jogo dos 10 passes, que funciona de seguinte maneira:

  • a turma deve ser dividida em duas equipes;
  • o objetivo do jogo é trocar 10 passes (mais ou menos, dependendo da capacidade dos alunos);
  • a equipe marca ponto quando conseguir trocar o número de passes estipulados sem que a bola seja interceptada.

Caso algum aluno não esteja recebendo a bola, é possível adicionar a regra que todos da equipe devem tocar na bola para que a pontuação seja validada.

Atividades táticas

Já as atividades táticas são aquelas que ajudam o aluno a entender melhor o jogo. Questões sobre o sistema de ataque e defesa, o posicionamento, a criação de linha de passe, a progressão da defesa ao ataque e o tocar e aparecer para receber podem ser trabalhadas nas atividades táticas.

O pique bandeira é uma boa atividade de progressão. Nele, a turma deve ser dividida em duas equipes e a pontuação se dá sempre que alguém conseguir atravessar o campo do adversário e chegar até a linha definida. Isso pode ser feito com ou sem a bola.

Como vimos, as atividades de educação física são indispensáveis no desenvolvimento humano. Por isso, é necessário incentivá-las sempre. É papel do professor de educação física estar sempre atento às novas propostas de ensino do esporte e buscar atualizações para que as suas aulas sejam cada vez mais produtivas.

Então, gostou do post? Agora que você já sabe a importância de se manter atualizado para desenvolver atividades de educação física.  Compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro!

Cintra IT - SCintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Veja Mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.