JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Atividades Esportivas para Crianças: Conheça os benefícios

Dúvidas sobre nossa programação?
Ligue agora mesmo para (61) 98454-9958 (com WhatsApp).
IMG_5783

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade entre crianças e adolescentes aumentou dez vezes em quatro décadas. Se continuar dessa forma, a previsão da OMS é de que até 2022, haverá mais pessoas de 5 a 19 anos obesos que com desnutrição.

Entre os malefícios que esse cenário representa, está o fato de que a obesidade infantil quadruplica o risco de desenvolver diabetes, sem falar em outros problemas. Para mudar esse cenário, é preciso reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados e promover a prática de atividades esportivas entre as crianças.

Correr, mergulhar, pular, dançar, chutar e arremessar são algumas das ações que podem ser feitas para evitar esse quadro. A prática de atividades esportivas, além de contribuir significativamente para a saúde das crianças, também auxilia no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Pensando nisso, preparamos o post a seguir. Continue lendo para saber mais sobre a importância das atividades físicas na infância e descubra quais práticas são indicadas para cada idade. Não perca!

Qual a importância das atividades esportivas para as crianças?

A prática de atividades esportivas nos primeiros anos de vida é muito importante não apenas para a saúde, mas também para a formação social e emocional do indivíduo.

Em relação à saúde, praticar esportes é fundamental para desenvolver coordenação motora e cognitiva, controlar os níveis de pressão arterial e o peso corporal, colesterol e açúcar no sangue, fortalecer o sistema cardiovascular, desenvolver resistência física e prevenir doenças, entre outros benefícios.

A melhor parte é que esses benefícios para a saúde são levados também para a vida adulta, contribuindo para uma excelente qualidade de vida a longo prazo. Além disso, a prática de atividades esportivas ainda na infância diminui as chances de que o adulto possa desenvolver comportamentos sedentários futuramente.

Mas além da saúde, os esportes também contribuem para a formação social e emocional das crianças e adolescente. Por meio deles, elas podem desenvolver o autocontrole, a autoconfiança e a autoestima, aprender a respeitar regras e trabalhar em equipe, conhecer seus limites e possibilidades, aprender a lidar com situações de ganho e perda, entre outras vantagens.

Quais atividades físicas são indicadas para cada idade?

Agora que você conhece os benefícios que as atividades esportivas proporcionam para as crianças e adolescentes, descubra a seguir quais modalidades esportivas são indicadas para cada idade e o que elas ajudam a desenvolver em cada faixa etária.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091
Até os 5 anos

Até os cinco anos de idade, as atividades devem ser mais lúdicas, com menos foco em regras e definições, já que nessa fase as crianças aprendem muito mais por meio de brincadeiras.

As atividades esportivas para menores de cinco anos devem auxiliar no desenvolvimento de funções motoras básicas das crianças, fundamentais para realizar atividades como se equilibrar, correr, pular e se agachar, necessárias para a vida.

Por isso, algumas modalidades recomendadas para essa fase são Natação, que auxilia no desenvolvimento respiratório e de autoconfiança da criança, e Ginástica Rítmica, que trabalha elementos como coordenação, flexibilidade, força e equilíbrio por meio de objetos como bolas, arcos e fitas.

De 5 aos 8 anos

A partir dos 5 anos de idade, já é possível inserir as crianças em atividades esportivas que exijam melhor formação e habilidades corporais, como a capacidade de chutar e arremessar.  Outros elementos que devem ser valorizados são a interação com outras crianças, fundamental para o convívio social, como acontece em esportes coletivos, e o foco no desenvolvimento da disciplina.

Assim, algumas indicações de atividades esportivas para crianças entre 5 e 8 anos de idade são Handebol, Futebol, Basquete e Voleibol. Atividades estruturadas, a exemplo do Judô e da Capoeira, também podem ser praticadas pelas crianças de 5 a 8 anos.

Dos 8 aos 14 anos

É muito comum que as crianças maiores e os adolescentes já saibam apontar quais atividades esportivas lhe interessam mais. É preciso considerar essa preferência na hora de escolher qual esporte eles irão praticar, pois a motivação é um elemento importante na prática de atividades esportivas.

Como a formação corporal está mais desenvolvida, as crianças e adolescentes podem realizar qualquer atividade esportiva nessa fase, além de poderem participar de competições de esporte. Independentemente da modalidade escolhida, o importante é manter a prática para continuar obtendo benefícios para a saúde e o desenvolvimento socioemocional.

Como você pode ver neste texto, as atividades esportivas são fundamentais não apenas para a saúde das crianças, mas também para o seu desenvolvimento social e emocional. Controle do peso corporal, redução de colesterol e desenvolvimento de autoconfiança e disciplina são alguns dos benefícios da prática esportiva para as crianças.

Cintra IT - SCintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Veja Mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.