JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Cinema na escola: saiba como pode melhorar o desempenho dos alunos

IMG_6741
O cinema na escola é, sem dúvida, uma das estratégias para ampliar o conhecimento dos estudantes.

A importância disso fez com que o Ministério da Educação incluísse um item específico na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que determina a exibição de filmes produzidos no Brasil por, pelo menos, 2 horas por mês.

Dessa forma, desde junho de 2014, a aquisição de recursos audiovisuais passou a ser obrigatória nas instituições de ensino de educação básica de todo o país.

Longe de ser apenas uma regra, essa nova orientação recomenda ainda a inclusão de filmes como componente da grade curricular complementar, que deve estar devidamente integrado à proposta pedagógica da escola.

Pesquisas feitas para fundamentar a mudança sinalizam que a atividade tende a desenvolver a percepção dos estudantes, aguçando suas funções sensoriais. Os recursos audiovisuais também despertam a interação dos alunos, gerando mais atratividade para eles diante dos temas.

Como o cinema na escola ajuda no desempenho dos estudantes?

Aqui no blog, nós já falamos algumas vezes sobre o desafio de ter a atenção dos estudantes em sala de aula. Quem lida com a educação básica diariamente sabe disso!

Inclusive, há pesquisas que indicam que o foco de uma pessoa permanece de 10 a 20 minutos em um cenário de aula expositiva.

Por outro lado, o filme contribui para despertar a atenção dos estudantes à medida que traz, de modo diferenciado, conteúdos necessários à formação curricular, sendo apresentados por uma linguagem interativa e que tende a sensibilizar quem está assistindo. Até porque as imagens e o som estimulam mais facilmente o cérebro dos alunos, facilitando a compreensão do tema passado.

Nesse contexto, o papel do coordenador pedagógico ganha ainda mais importância: é necessário garantir que essa atividade ocorra de maneira multidisciplinar.

Muitas vezes a escolha do filme pode ser a combinação de conteúdo prevista em duas matérias. Isso faz com que o filme possa ser apresentado na íntegra (sem a quebra, muitas vezes necessária, pelo tempo de aula disponível para uma disciplina).

Como a diferença pode ser notada nos alunos?

São inúmeras as vantagens do cinema na escola para os estudantes. Entre elas, está a possibilidade de fortalecer o gosto pela arte, despertar a criticidade e reter a atenção dos alunos para assuntos que, normalmente, são repassados pelas aulas expositivas.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

O próprio fato de os filmes terem roteirização, apresentando os fatos com narrativas, favorece a assimilação do conteúdo e cria mais condições para fixar o assunto.

Se bem alinhado com outras disciplinas, o cinema na escola pode ser aplicado combinando com uma atividade de leitura, o que fortalecerá outro pilar importante para o desenvolvimento dos estudantes.

Nessas ocasiões, podem também ser utilizadas estratégias para instigar o aluno a frequentar o cinema, informando-lhe de promoções em dias específicos e mesmo em espaços culturais da cidade.

Estar atento à programação do seu município para recomendar determinados filmes em sala é outra estratégia válida para voltar ao tema, aguçando a iniciativa para que eles frequentem esses espaços com suas famílias e amigos.

Quais são os desafios para para levar o cinema para a escola?

Em linhas gerais, são duas demandas específicas que muitas escolas encontram: a falta de estrutura e da habilidade do professor em conduzir esse espaço multidisciplinar.

Diante do primeiro desafio, é importante que professores e coordenadores reúnam apontamentos sobre benefícios que a aquisição de equipamentos podem trazer à aprendizagem. Embora esteja previsto na Lei, há muitas escolas que têm dificuldades em dispor dos aparelhos necessários.

Quanto à falta de habilidade do docente, ela pode ser resolvida a partir de um diálogo conjunto entre coordenador e professor para pensar em como adequar o conteúdo que necessita ser repassado e como ele pode ser combinado outra disciplina.

Numa primeira aplicação, por exemplo, o coordenador pode orientar maneiras de direcionar as discussões, mediar o ensino que será passado, para realçar a participação dos alunos.

Você já usou essa estratégia do cinema na escola? Que tal compartilhar como foi essa experiência nos comentários abaixo?

Cintra IT - SCintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Veja Mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.