Como ensinar meus filhos a se alimentarem de maneira saudável? É comum que crianças não estejam dispostas a comer legumes, frutas e verduras, principalmente se já foram apresentadas aos lanches rápidos, frituras, doces e refrigerantes… mas se você acha que isso é algo irreversível, está enganada!
Há algumas maneiras onde é possível reverter esse quadro, sem muitas dores de cabeça, chantagens e ameças no momento das refeições e tornar esse momento com nossos filhos, algo prazeiroso!
Veja a seguir, algumas dicas bem tranquilas que podem ser adaptas ao dia a dia sem grande esforço.
Mostre que gosta
Filhos tendem a imitar os pais, sua primeiras referências na vida que iniciam. Por isso, quando forem realizar as refeições, na da de cara amarrada ao consumir os alimentos. Sorria! Mostre a eles, através de gestos corporais e de palavras que gostam do que está à mesa!
A conclusão natural será, para os filhos, que o momento e a alimentação servida, trás felicidade!
Apresente bem o prato
O que agrada ao paladar, primeiro agrada aos olhos. Portanto, capriche na apresentação do prato!
Um prato colorido e divertido atrai a atenção e gera a curiosidade nas crianças. E a variedade de cores conseguimos com a diversidade de verduras e legumes!
Ofereça o que ele não gosta primeiro
Apresente primeiro o que ele tem menor interesse, assim ao menos provará, antes de ir para o que aprecia.
Conte histórias
Explicar como os alimentos nascem e crescem na natureza é uma boa alternativa para gerar o interesse delas a respeito da alimentação.
Explique a importância da água e,s e possível, faça com a criança uma mini hortaliça. Mesmo em apartamento, é possível criar uma hortinha. No Google, há sempre grandes sugestões de como fazer!
Resumindo, o importante é entender a necessidade de gerar o interesse na criança. Quando ficamos curiosos, a tendência humana é buscar saber mais e, se for o caso, experimentar. Esse sim, é o grande segredo!
Bom apetite e até a próxima!
Veja também: O que é e como funciona o contraturno escolar?