JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Como Incluir os filhos em atividades físicas

IMG_3690

Criança que pratica bastante atividade física se manterá longe da obesidade e de vários outros transtornos à saúde. Ao contrário dos tablets, smartphones e videogames, a atividade física é fundamental para evitar o sedentarismo e suas consequências. Aqui deixamos algumas dicas para seu filho (e você também) se interessar por essas práticas de uma maneira bem divertida e natural. Saiba aqui como proporcionar esse desejo no seu pequeno.

Seja exemplo para o seu filho

Os filhos se inspiram nos pais. Se você deseja que eles pratiquem atividades físicas, também deverá praticar. Se desde pequeno seu filho vê você realizando exercícios, terá mais chances de se interessar. O ideal é incentivar desde cedo, pois existem atividades recomendadas para todas as idades. Fica aqui uma dica preciosa, brincar com seu filho é a melhor maneira de trazer mais movimento para a vida dele, além de fortalecer os laços familiares.

Como iniciar?

A criança não pode ver o momento da prática de atividade física como uma obrigação, portanto esse momento deve ser muito lúdico e interessante, como uma boa brincadeira. Simplesmente, brinque com seu filho! Pega-pega, esconde-esconde, corre cotia, empinar pipa, caça ao tesouro, pular corda, andar de bicicleta, skate, patinete… Tudo dependerá da idade e das habilidades da criança.

Se o movimento se torna um hábito, com o crescimento, as crianças naturalmente se interessam por exercícios físicos.

Aí chega a hora de você mostrar para ela, sem nenhuma cobrança e expectativa, o que existe de exercício: lutas, jogos com bola (não apenas o futebol, mas o handebol, o tênis, o vôlei, o basquete, o rúgbi, o boliche etc), atividades aquáticas, ginásticas e por aí vai. Até os 10 -12 anos essas atividades devem ser feitas de uma maneira ainda lúdica, sem cobranças por resultados e quanto mais “modalidades” a criança experimentar, melhor.

Isso ampliará a sua cultura sobre o movimento, seu repertório motor e lhe dará mais segurança para, na adolescência, fazer uma escolha mais assertiva sobre aquilo que ela realmente gosta e se identifica. Assim, esse hábito seguirá com ela por toda sua vida. Evite especialização precoce, por isso cuidado com as escolinhas de esportes, principalmente as de futebol, que limitam as práticas somente àquela modalidade e com muita cobrança e pressão.

O fato é que criança que se movimenta muito é criança saudável.

A criança precisa gastar energia. Dessa forma não acontecem casos de hiperatividade, obesidade e tantas mazelas que têm afetado nossas crianças por conta do sedentarismo. Existe um estudo que diz que as telas (tablet, celular e televisão) não devem ser apresentadas às crianças antes dos dois anos de idade. Elas não estão preparadas para tantos estímulos visuais. Portanto, fuja delas!

Atividade física, exercício físico ou esporte?

Embora estejam presentes no mesmo contexto, o movimento humano, não são a mesma coisa. Muito pelo contrário, são coisas bem distintas. Atividade física é se movimentar sem grandes pretensões, portanto, se seu filho está movimentando o corpinho dele, ele está praticando atividade física. Tem melhor maneira de fazer isso do que brincando?

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

E você pode fazer isso com ele! E para isso, não tem idade. Já o exercício físico é uma atividade física planejada, estruturada, com objetivo, duração e frequência semanal definidos. Isso já fica para os maiorzinhos, a partir dos quatro/cinco anos. Por exemplo, as aulas de iniciação ao meio líquido ou qualquer aula para essa faixa etária, desde que o lúdico se faça muito presente, a modalidade é só um detalhe. Se não for lúdico, força a barra para a criança. E por fim, o esporte.

Os especialistas em infância aconselham que um ou mais esportes sejam praticados a partir da adolescência (10-12 anos), quando há maturidade física e cognitiva. Isso porque o esporte exige o cumprimento de regras elaboradas e, principalmente, a intensidade é muito maior. Por isso os pequenos não devem ser expostos à prática de esporte tão cedo, pois há um risco de lesão e de estresse psicológico também. E outra dica importante: deixe que eles escolham o que querem fazer sempre, nunca imponha algo porque você gosta. Seu filho é quem tem que gostar.

Pratique junto com seu filho

Além de ser um exemplo para o seu filho, os pais também devem praticar alguma atividade física ou exercício físico, ou até mesmo esporte junto com eles. É bom para ambos. Para a saúde e para a relação entre vocês. Não adianta matricular a criança em várias coisas e ficar em casa assistindo televisão, ou sentado no banco de espera mexendo no celular. Se for andar de bicicleta, leve o pequeno junto, mesmo que seja na cadeirinha quando ainda for bebê, assim desenvolverá o interesse dele e fortalecerá os laços entre vocês.

Atividade não é tarefa

Os pais devem ter a consciência de que atividades/exercícios físicos não devem ser consideradas tarefas. As crianças geralmente apresentam cansaço mais rápido do que os adultos. Obrigar o filho a participar de várias atividades ao longo da semana poderá desenvolver repulsa a elas. É fundamental respeitar o ritmo e mudar, caso não esteja dando certo. E lembre-se, a criança precisa ter tempo ocioso também, para aprender a lidar com o tédio.

Entenda a criança

O ideal é praticar por algum tempo, pegar um feedback com seu filho e analisar a situação sempre, juntos. Deixe claro que a atividade escolhida poderá ser substituída por outra, ou uma pausa pode ser dada e, quem sabe, voltar ou não no futuro. Não force a criança a praticar uma atividade física que você gosta, apenas incentive. Alguns pais perdem a mão já que tentam realizar nos filhos desejos que não conseguiram quando pequenos.

Lembre-se, tem que ser prazeroso, divertido e interessante. Gostou da postagem? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro!

Cintra IT - SCintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Veja Mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.