JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Contraturno escolar: entenda os benefícios para as famílias

Dúvidas sobre nossa programação?
Ligue agora mesmo para (61) 98454-9958 (com WhatsApp).
IMG_8002

Em busca de uma formação integral dos alunos, as escolas estão optando por acrescentar no processo pedagógico atividades extracurriculares. O contraturno escolar é um assunto bastante recorrente na realidade educacional. Contudo, existem muitas dúvidas relacionadas no que de fato consiste essa prática e quais são os seus benefícios.

Preparamos este artigo para tratar desse assunto. Confira!

Contraturno escolar: o que é e como funciona

Significado de contraturno segundo o dicionário:

Turno fora do horário normal, especialmente relacionado com o tempo para as atividades extra-curriculares, que são realizadas posteriormente às aulas obrigatórias e estabelecidas por lei.

Muito se diz a respeito da importância acerca das atividades extracurriculares. Mas o que de fato é o contraturno escolar? Esse conceito está relacionado com a extensão do aprendizado do aluno, no qual o ensino é complementado com disciplinas especificas, atividades e oficinas. A maior parte delas são práticas, uma vez que o objetivo é levar a criança a se exercitar e desenvolver habilidades como: criatividade, interação, imaginação, e até mesmo superar seus limites.

Na prática, o contraturno escolar pode ser utilizado de maneira a fazer conexões e acrescentar o conteúdo ministrado em sala de aula. Isso pode ser realizado no contexto da instituição na medida em que os temas curriculares são abordados de forma prática. O ideal é que exista um equilíbrio em ambos, para que o aprendizado do estudante seja potencializado. Vale ressaltar que o limite para as escolas estenderem as atividades dos alunos é de, no máximo, oito horas por dia.

Confira as vantagens das atividades no contraturno para a sua escola

Confira a seguir as principais vantagens das atividades no contraturno para a escola e alunos:

  • Contribui para a melhora do rendimento escolar;
  • Possibilita uma formação integral dos alunos;
  • Os pais sentem mais confiança ao saber que seus filhos estão seguros, dentro da instituição de ensino;
  • Supre a necessidade de atividades extracurriculares;
  • Preenche o tempo ocioso dos estudantes.
Contribui para a melhora do rendimento escolar

As atividades de contraturno contribuem para diversificar e ampliar os objetivos das aulas curriculares. Os docentes percebem empiricamente que o rendimento dos estudantes melhora, tendo em vista que o contato com aspectos culturais, lazer e atividades físicas, estimula o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Como consequência disso, existe uma melhora da concentração e desempenho dos alunos no processo de aprendizagem.

Possibilita uma formação integral dos alunos

As atividades extracurriculares que unem a mente e o corpo contribuem para uma formação integral dos estudantes. A razão disso se encontra no fato de que essas esferas estão interligadas e são indissociáveis. Além disso, a prática de esportes contribui para o desenvolvimento de valores essenciais para o indivíduo, como: cooperação, disciplina, perseverança. Dessa forma, os alunos conseguem adquirir valores sociais e normas de conduta que colaboram para a formação de cidadãos melhores.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091
Os pais sentem mais confiança ao saber que seus filhos estão seguros, dentro da instituição de ensino

A rotina de muitos pais e responsáveis é bastante atarefada. Contudo, ao saber que seus filhos estão em um ambiente seguro, realizando atividades dentro da escola, é mais fácil cumprir com os compromissos. As atividades no contraturno, é, portanto, uma maneira de garantir a assistência profissional no que se diz respeito ao desenvolvimento do aluno e, ainda, em um ambiente que a família já conhece. Outro ponto é em relação à comodidade dos pais e responsáveis por não precisarem levar e buscar as crianças em locais diversos para a realização dessas atividades em suas rotinas.

Supre a necessidade de atividades extracurriculares

Existe uma grande importância acerca da realização de atividades físicas e mentais na rotina das pessoas. Por meio dessa prática, é possível desenvolver habilidades e aprender sobre novos assuntos e temas, que não são aprofundados em sala de aula. Durante práticas esportivas, os alunos estão melhorando a sua saúde, aprimorando o aspecto motor, socioemocional, além de valores sociais.

Preenche o tempo ocioso dos estudantes

Períodos ociosos, no computador, celular, assistindo a televisão, podem ser substituídos por práticas extracurriculares no contraturno. O aluno tem a oportunidade de aproveitar o tempo na instituição de ensino para participar de aulas e atividades mais produtivas. O estudante pode ter acesso à prática de esportes, aula de idiomas, arte, atividades manuais, dança, música, entre outras.

Conheça algumas atividades de contraturno para a sua escola

Confira a seguir alguns exemplos de atividades que podem ser exploradas no contraturno:

Artes

Música, dança e pintura têm muito a contribuir para o desenvolvimento dos alunos, até mesmo como indivíduos. A música é conhecida como uma potencializadora da cognição, além de exercitar a concentração, criatividade, memória, coordenação motora e percepção auditiva. Já a dança, estimula a expressão corporal, por meio dos movimentos e coreografias. Em relação à prática da pintura, ela se trata de um processo criativo que promove a concentração, facilita a comunicação e pode até mesmo ser terapêutica.

Esportes

A prática de esportes é fundamental para o desenvolvimento físico e mental das crianças, além de possibilitar a interação entre elas. Nesse sentido, é o momento ideal para o processo de socialização e aprendizado de regras sociais básicas. Existem diversas opções para a escola explorar, desde os esportes em grupo, como o vôlei, cano de guerra, futebol, até os individuais, como judô, natação e corrida.

Ensino Bilíngue

Um ensino de inglês com qualidade demanda uma imersão no idioma estrangeiro. Para que isso seja possível, uma boa alternativa é utilizar o contraturno para suprir tal necessidade. O ensino da língua inglesa é ministrado antes ou após o horário das aulas regulares. Dessa forma, os alunos conseguem ter mais contato com o idioma e melhorar a fluidez no aprendizado da língua.

Conclusão

O contraturno escolar é uma possibilidade de extensão do processo de aprendizagem dentro da instituição de ensino. Ao promover atividades extracurriculares, as possibilidades de obtenção de conhecimento são otimizadas, e como consequência disso, há um melhor desenvolvimento dos alunos. Isso se torna possível por meio de práticas físicas, socio interativas e mentais.

Cintra IT - SCintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Veja Mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.