JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Creche e desenvolvimento infantil

Dúvidas sobre nossa programação?
Ligue agora mesmo para (61) 98454-9958 (com WhatsApp).
IMG_7155

A creche é um universo promotor da construção de uma rede de cuidados que abrange toda a família. Desenvolve um papel significativo no acolhimento e educação das crianças, mostrando um mundo de novas experiências, o que possibilita a ampliação de seus horizontes. Para explicar o importante papel que essa instituição representa na vida dos pequenos e dos pais e como ela contribui no desenvolvimento da primeira infância, convidamos a pedagoga da Fiocruz Andréa Queli dos Santos Veloso.

Como acontece a inserção da criança nesse novo ambiente?

A inserção da criança na creche precisa ocorrer de forma gradativa e a esse movimento damos o nome de período de adaptação. Durante a adaptação, a equipe da creche recebe a criança (e sua família) nesse espaço que foi pensado para ela, de acordo com a faixa etária, mas ainda tão desconhecido. Nesse período, a criança descobre esse novo ambiente em todas as suas cores, cantos e encantos por meio da observação do espaço, dos adultos e das outras crianças que, até então, não faziam parte de seu cotidiano.

De que forma a creche estimula a linguagem e o desenvolvimento motor das crianças?

Esse espaço deve proporcionar um ambiente de trocas e estímulos que favoreçam a interação e socialização dos pequenos. Nesse sentido, propostas como rodas de conversas, relatos sobre situações ocorridas no final de semana, vivências familiares e experiências do dia a dia na creche contribuem para a ampliação do vocabulário da criança e de suas possibilidades de expressão e comunicação. Além disso, a creche também proporciona momentos repletos de interações, dramatizações, contações de histórias, atividades que exploram as expressões sonoras e corporais.

Quais são as brincadeiras mais indicadas para cada idade?

Em princípio, é possível a oferta de uma mesma atividade para crianças de idades diferentes, dos 0 aos 5 anos. As brincadeiras com bolas, por exemplo, são indicadas para crianças do Berçário (0 a 1 ano), Maternal I (1 a 2 anos), Maternal II (2 a 3 anos), Maternal III (3 a 4 anos) e 1º Ano Pré-Escolar (4 a 5 anos), porém, o que vai diferenciar a atividade é a intencionalidade colocada pelo professor, bem como a complexidade adotada para cada faixa etária. Mas existem atividades específicas ou mais adequadas a determinadas idades. No Berçário, são estimuladas as ações de rolar, arrastar, sentar, engatinhar e andar. Com base nesse desenvolvimento motor, as crianças vão demonstrando interesse pela exploração dos espaços externos à sala. Assim, ações de subir e descer rampas de grama, escorregar no papelão, pular com as duas pernas, entre outras, vão ganhando espaço nas atividades das crianças um pouco maiores.

A família também passa pelo processo de adaptação a esse novo universo dos pequenos?

É importante que a família se sinta segura na escolha da creche.  Para que essa relação de confiança seja estabelecida entre todos os envolvidos, é necessário que os pais tenham contato com os professores e a rotina que envolve o educar e o cuidar. Assim, se sentirão seguros e acolhidos em um momento que se configura como a primeira experiência de separação entre pais e filhos após o nascimento. Será por meio da troca com a família que a equipe da creche dará início a essa aproximação, inserindo-a nesse contexto coletivo, mas que não pode deixar de olhar o individual e a especificidade de cada um, com seus desejos e necessidades.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091
O que deve ser observado na escolha de uma creche?

Dentre os aspectos a serem observados como: o ambiente das salas, seu arejamento, a área externa e se o projeto político pedagógico da instituição está de acordo com a opção familiar, é importante que se atentem para as propostas de exploração desses espaços e como as interações vão sendo estabelecidas entre crianças x crianças e crianças x professores.  Por isso, é recomendado que as famílias visitem esses espaços em dias e horários de circulação de crianças, ou seja, nos momentos de realização das ações de educar e cuidar e que vão apresentar dinâmicas diferentes, que variam de acordo com as especificidades de cada faixa etária.

SOBRE O PROGRAMA PEDRO PAULINO

São 06 programas para atender diferentes idades. Nosso programa oferece um ambiente acolhedor, seguro, monitorado e estimulador para promover ações de ensino-aprendizagem, favorecendo a inserção cultural, social e senso de responsabilidade de seus alunos a partir de um novo conceito de desenvolvimento e cuidado com seu filho.

Nosso método mistura o que há de melhor em técnicas de desenvolvimento infantil aliadas à metodologias do esporte. Esta iniciativa possibilita o desenvolvimento das motrizes em relação aos aspectos afetivos, cognitivos e sociais dos envolvidos, respeitando cada etapa do desenvolvimento humano.

Nossos horários são flexíveis, não existem emendas de feriados entre em contato com nossa central de atendimento. Solicite um orçamento. Diferencial que faz com que você possa contar sempre conosco para deixar o seu filho e ter a certeza de que ele será bem cuidado. Dispomos de berçário, creche, contra turno escolar, colônia de ferias, hotelzinho e a brinquedoteca.

Cintra IT - SCintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Veja Mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.