JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Cuidados e benefícios com o uso das tecnologias na Educação Infantil

IMG_3038

Conheça os principais cuidados e benefícios no uso das tecnologias na Educação Infantil.

A Educação Infantil é a fase mais importante do processo educacional do aluno. É nessa fase que se inicia a formação, onde exige-se cuidados para que a criança cresça e torne-se um cidadão consciente dos seus direitos e deveres.

É comum vermos crianças que já sabem acessar a internet, usar computador, smartphone, tablet e outras ferramentas tecnológicas mesmo antes de aprender a falar, isso porque vivemos em um mundo onde as novas gerações entendem as tecnologias como algo natural. Os chamados nativos digitais já nascem com a tecnologia fazendo parte do seu dia a dia.

A tecnologia aliada a educação pode ajudar no processo de aprendizagem e no desenvolvimento das crianças, mas para isso é preciso saber como equilibrar o acesso para um uso benéfico na escola e em casa. Tanto os responsáveis como as escolas percebem que a tecnologia tem hoje papel essencial nesse processo. Ao mesmo tempo, sabemos que nem todo conteúdo ou ferramenta são realmente adequados e benéficos para as crianças.

Por isso, trouxemos hoje para vocês quais os cuidados e os benefícios das tecnologias para as crianças.

Benefícios das tecnologias na Educação Infantil

As tecnologias digitais permitem um maior acesso à informação, o contato com novas linguagens e aproxima o conteúdo de ensino às novas gerações. Confira agora outros exemplos!

Estimula a aprendizagem

As ferramentas digitais estimulam as crianças a quererem descobrir cada vez mais. Imagens, músicas, jogos, cores, tudo isso faz com o que a criança desenvolva a sua imaginação e a sua capacidade de absorver o conteúdo de forma lúdica.

Melhora a comunicação

É cada vez mais comum vermos aplicativos e jogos feitos especialmente para o público infantil que focam principalmente no aprendizado. Com o uso dessas plataformas online, as crianças começam a associar símbolos às palavras de forma mais natural e simples. Dessa forma, elas aprendem também a desenvolver melhor a sua comunicação.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091
Desperta a criatividade

A tecnologia desperta a criatividade dos pequenos, onde eles produzem o seu próprio conteúdo. Sobre a orientação do professor, é possível que gravem vídeos, escrevam histórias e em seguida compartilhem com seus colegas de turma. Assim, é possível também trabalhar o protagonismo do aluno em sala de aula.

Como equilibrar o uso das tecnologias

A educação é um processo misto, É preciso que escolas e famílias estejam unidas nessa jornada e trabalhando juntas para conseguir atingir os objetivos. Por isso, separamos algumas dicas de como equilibrar e incentivar as crianças a terem uma relação saudável com a tecnologia.

Defina regras e limites

O uso de tecnologia, como todo hábito ou atividade, precisa ter alguns limites, para isso, cabe à família e à escola, manter um diálogo aberto para instrução e orientação, esclarecer dúvidas, alertar sobre perigos e riscos. Uma boa dica é definir previamente o tempo de uso, com horários estabelecidos, por exemplo.

Demonstre interesse e acesse juntos

Escola e responsáveis devem demonstrar interesse quando o assunto é tecnologia, a partir disso, as crianças se sentem à vontade para compartilhar e dialogar sobre o uso das tecnologias, o que andam vendo ou conversando na internet.

Compartilhem ideias, jogos, atividades, busquem informações juntos, procure saber mais sobre as motivações que o levam a fazer uso de determinado aplicativo, rede social ou jogo.

3. Pesquise, conheça e recomende

É importante selecionar conteúdos apropriados e relevantes para as crianças, verificar a classificação indicativa de conteúdos e faixa etária, explicar o porquê da cautela e das possíveis proibições. Bloqueios de conteúdos impróprios e etc.

Tecnologia na Educação

As crianças podem ter acesso às tecnologias, mas para que haja um equilíbrio é preciso tomar alguns cuidados em casa, sob a mediação dos responsáveis, e na escola, com a orientação dos professores. Todas as ações e atividades é preciso ter clareza dos objetivos e intenções educacionais. Gostou da postagem? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro!

Cintra IT - SCintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Veja Mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.