JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Entenda a importância da recreação na infância

Dúvidas sobre nossa programação?
Ligue agora mesmo para (61) 98454-9958 (com WhatsApp).

Entenda a importância da recreação na infância – A recreação é uma das partes de maior importância no aprendizado da criança, pois durante esse momento, aprendem mais rápido, pois ficam expostas, na prática, ao desenvolvimento psicomotor.

Ajuda no desenvolvimento psicosocial da criança, pois vai perdendo a timidez ao entrar em contato com outras crianças e isso reflete diretamente na vida adulta, onde ela não terá medo de relações pessoais e profissionais com outras pessoas.
Com a criança deficiente não é diferente. O contato com outras crianças, irá fazer o cérebro desenvolver-se, trará mais alegria e aprendizado.

O que a recreação melhora na vida das crianças

Melhoria da aptidão física
A recreação melhora a força  e resistência muscular das crianças, a flexibilidade, a composição corporal e a resistência cardiovascular.

Desenvolve habilidades diversas
É possível desenvolver habilidades motoras, que permitem a participação segura, bem-sucedida e satisfatória em atividades físicas. As atividades também proporcionam desenvolvimento mental e social.

Cria apoio a outras áreas
O uso de recreação temática nas escolas reforça o conhecimento aprendido na sala de aula. Ou seja, ela serve como um laboratório para a aplicação de conteúdos ensinados pelos professores.

Cria uma cultura de exercícios
A constante movimentação das crianças, quando envolvidas nas brincadeiras de forma adequada, faz com que elas criem uma maior cultura de exercícios físicos, melhorando a saúde e o bem-estar.

Influencia o desenvolvimento moral
Atividades físicas de qualidade podem influenciar o desenvolvimento moral. Os alunos têm a oportunidade de assumir a liderança, cooperar com os outros, questionar ações e regulamentos e aceitar a responsabilidade por seu próprio comportamento.

Reduz o estresse das crianças
A recreação nas escolas se torna uma ótima saída para liberar tensão e ansiedade, além de facilitar a estabilidade emocional e resiliência dos alunos.

Cria relação de parceria
As brincadeiras e atividades são uma importante maneira de ajudar as crianças na socialização de forma eficaz, além de oferecer a oportunidade para que elas descubram as habilidades de cada um.
Especialmente para os alunos maiores, ser capaz de participar tarefas que envolvam danças, jogos e esportes é algo importante para que eles aprendam a dividir e trabalhar em pares.

Melhora a autoconfiança e a autoestima
A recreação estimula um sentimento mais forte de autoestima nas crianças. Elas podem se tornar mais confiantes, independentes e controladas.

Estabelece metas
A recreação dá às crianças, a oportunidade de estabelecer e lutar por metas, tentando alcançar o topo de um brinquedo ou completar uma corrida, por exemplo.

A recreação nas escolas e a educação física de qualidade

Por que é importante criar um programa de qualidade para as crianças?

Programas de educação física e recreação ajudam todos os alunos a desenvolver aptidões relacionadas à saúde, competência física, compreensão cognitiva e atitudes positivas em relação às brincadeiras. Assim, elas poderão adotar estilos de vida saudáveis e fisicamente ativos.
Além disso, esses programas fornecem experiências de aprendizagem que melhoram o estado de alerta mental, o desempenho acadêmico, a prontidão e o entusiasmo para aprender, desde o ensino infantil até as séries mais avançadas da escola.
Podemos dizer também que a atividade física melhora a função cognitiva, desenvolvendo a memória, o comportamento, a concentração e o desempenho acadêmico.
Por outro lado, a inatividade afeta negativamente a saúde do cérebro e o controle executivo, trazendo dificuldades em manter o foco, baixa memória de trabalho e incapacidade de ser multitarefa.

 

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.