As crianças amam brincar, isso é verdade. Aliás, a brincadeira já é uma poderosa aliada da sua criança quando o assunto é se movimentar e adquirir habilidades, concorda? Entretanto, a prática esportiva infantil deve ser incentivada e o melhor momento é agora! Assim, independente da idade do seu filho, saiba que é possível adequar algum esporte na vida do seu pequeno. Afinal, acredite: sua criança só tem a ganhar.
Prática esportiva na vida dos pequeninos: qual os benefícios? Por onde começar?
Quando se fala em esportes, é comum que a primeira coisa a aparecer na mente é: exercício físico. E não está errado, pois os esportes movimentam todo o corpo com muita intensidade. Assim, da mesma forma que o corpo ganha resistência, também se cansa com facilidade. O que queremos explicar é que se a criança não entender o real objetivo da prática esportiva e não gostar da modalidade que está praticando, logo ela irá desistir. Afinal, entenda que sem gostar do que faz, a criança apenas vai achar que faz esportes por obrigação e que ao final da aula, está exausta e que não gosta dessa sensação.
Portanto, vamos te explicar os benefícios ao pequeno e você pode incentivar a criança ao expor os pontos positivos da prática esportiva infantil, pode ser?
Mente saudável, corpo saudável
Começando pela saúde mental, ao praticar esportes a criança terá uma ocupação que vai além das aulas regulares. A escola sim, é uma atividade obrigatória e que exige atividades, tarefas e exames classificatórios. Portanto, ao lidar com tudo isso, o seu pequeno pode estar enfrentando uma grande pressão e stress.
Então, quando falamos em saúde mental, estamos nos referindo ao esporte infantil como um lazer que traz consigo muitos benefícios ao corpo e desenvolvimento da criança. O fato de praticar as atividades constantemente pode ajudar o seu filho a conquistar confiança, senso de responsabilidade e trabalho em equipe, incentiva-o a criar estratégias para vencer metas e também o ajuda a sonhar com objetivos maiores, como se especializar melhor em uma habilidade dentro do esporte escolhido.
É comum que crianças que elegem um esporte e o praticam desde pequenas, enxerguem a modalidade como um compromisso que deve ser levado a sério. Além disso, muitas crianças que tem contato com um determinado esporte crescem com a ideia de transformar a prática esportiva em carreira. Isso é maravilhoso, não? Além de trabalhar a mentalidade do seu pequeno, praticar um esporte o ajuda a traçar objetivos para toda a vida, seja levando o esporte como hobbie ou como profissão. Portanto, crie o hábito de incentivar o seu filho em toda boa prática, seja ela da brincadeira, da leitura, da música, da dança, esportes, economia, cuidado ambiental e até o cuidado alimentar, pois cada um destes pontos irá refletir – e muito! – no adulto que o seu pequeno se tornará.
Muito além da diversão, o esporte proporciona o desenvolvimento infantil em diversos aspectos
Com a ajuda da prática esportiva, as crianças são beneficiadas das seguintes formas:
- Aprendem a reagir ao perder ou ganhar;
- Fazem mais amizades, pois desenvolvem a interação social;
- Tornam-se compromissadas com presença e horários marcados;
- Conquistam estabilidade emocional;
- Trabalham a destreza e estabilidade corporal do corpo através de movimentos;
- Aumenta o equilíbrio e a estabilidade corporal.
- Melhoram o desempenho físico, estimulando o alongamento dos membros, além de evitar quadros de obesidade;
- Aprendem valores como: cumprimento de metas, obediência, respeito, responsabilidade com as regras, atenção e criação de objetivos e estratégias.
Não podemos esquecer que antes de mais nada, o esporte é introduzido como uma brincadeira
Não adianta matricular a criança achando que ela irá adaptar-se, sem antes consultar o pequeno sobre se há interesse. O ideal é apresentar o esporte como parte da diversão e uma oportunidade de brincar e também adquirir conhecimento. Portanto, para começar, veja algumas boas dicas de acordo com a fase da garotada:
A partir dos seis meses de idade
A criança pode ser matriculada na natação recreativa, sempre com a supervisão de profissionais qualificados.
Entre dois e três anos de idade
Brincadeiras aquáticas que auxiliam no progresso da natação, são fantásticas.
De três até cinco anos
Momento ideal para matricular o pequeno em escolinhas de esporte. Desta forma, a socialização, trabalho em equipe e compreensão dos princípios da modalidade escolhida podem ser trabalhados. As aulas podem ser duas vezes por semana, com duração de 30 minutos para não deixar a criança tão cansada.
Entre seis e sete anos
Futebol, vôlei, handebol, basquete, dança… Nesta fase, a criança pode aumentar a frequência nas aulas e também permanecer por mais tempo na prática do esporte. Com essa idade é comum aparecer os primeiros sinais de competitividade. Mas pode manter a calma, pois isso é saudável e deve ser trabalhado de uma forma que leve a criança a respeitar o próximo e levar a competição em seu favor. Ou seja, o pequeno já entende que pode perder ou ganhar e claro que sempre vai optar pela segunda opção. Entretanto, a competição não deve ser uma barreira, e sim um gatilho para que a criança aprenda a traçar metas de melhoria em seu desempenho. Portanto, é de extrema importância a participação e diálogo com os pais para acompanhar o desenvolvimento da criança.
A partir dos sete anos de idade
De acordo com suas preferências e habilidades, deixe o pequeno escolher o seu esporte favorito. Provavelmente, ao iniciar a prática esportiva que mais lhe agrada, a criança pode levar a atividade para a vida toda.
Para finalizar, embora as crianças apresentem diversos talentos e seja o sonho de muitos pais ver seu filho se tornar um profissional de determinada modalidade, de fato nunca se deve pressionar a criança na prática dos esportes, para evitar traumas e relutância em participar de outros esportes no futuro. Introduza brincadeiras mais leves, como jogar bola no quintal, andar de patins e bicicleta e até dançar na sala de casa. Assim, o pequeno começa a entender quais são as atividades que mais lhe agradam. Por fim, sempre busque profissionais para dar instrução, apoio e supervisão ao seu pequeno e você também deve interagir com este compromisso da criança.
Ah, não se esqueça de investir nos produtos e trajes apropriados para o esporte escolhido, além de fazer acompanhamento médico do pequeno. Esporte é coisa séria, hein?!