JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Jogos e brincadeiras circenses Family Club

IMG_7577

Atualmente, existem muitos tipos de Jogos e Brincadeiras. E entre os mais inovadores e criativos estão os Jogos e Brincadeiras Circenses. Esses jogos têm o objetivo de despertar a motivação na prática da atividade circense, desenvolvendo autonomia, confiança, prazer e sociabilização. Possibilitar o reconhecimento do circo como uma prática artística corporal, recreativa e inclusiva de grande valia aos praticantes.

Nos Jogos Circenses, a acrobacia, o malabarismo, o trapézio, o palhaço, o contorcionismo, a mágica, e as diversas expressões corporais são vivenciadas através de corpos que brincam e que expressam sentimentos, como medo, vergonha, alegria, satisfação e coragem, com a produção do prazer num ambiente lúdico.

Temos o ato de brincar de circo como uma possibilidade de lazer voltado para a produção do prazer.

É com a prática dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo que está ao seu redor. Desenvolvem as múltiplas linguagens, exploram e manipulam objetos, organizam seus pensamentos, descobrem e agem com as regras, assumem papel de líderes e se socializam com outras crianças (SILVA; GONÇALVES, 2010).

O aprendizado das habilidades e técnicas circenses pode ser proporcionado de diversas formas, tanto por meio de gestos técnicos quanto por meio do lúdico. O jogo por ser caráter , se adequa a qualquer faixa etária e é um rico recurso pedagógico (BORTOLETO, 2010).

Classificamos os Jogos Circenses em:

Jogos Acrobáticos de Solo

São os jogos que apresentam as figuras acrobáticas de solo como elementos principais.

Jogos Acrobáticos Aéreos

São jogos onde o jogador executa em suspensão, seja em qualquer equipamento circense, como trapézio, tecido, corda indiana e lira.

Jogos de Malabares

São os jogos que apresentam o malabarismo como eixo central, seja em qualquer tipo de material: swings, clavas, diabolôs, aros, bolas, pratos de equilíbrio, entre outros.

Jogos de Clown

São jogos que apresentam a improvisação e a comicidade como eixos centrais.

Jogos de Equilíbrio

São jogos baseados essencialmente no equilíbrio corporal, sendo-os em perna de pau, rolo americano, arame, entre outros.

Jogos Variados

São jogos que apresentam alguma outra modalidade circense não citada nos jogos acima, como o faquirismo e o ilusionismo.

Aproximar a arte circense dos grandes jogos é uma missão importante para os educadores e recreadores, para que assim possam dar viabilidade de prática desta significativa arte.

REPERTÓRIO DE JOGOS E BRINCADEIRAS CIRCENSES

RELÓGIO MALABARÁTICO

Jogos de Malabares
Materiais: Tules coloridos (60 x 60cm)
Formação Inicial: Os alunos dispostos em círculo e segurando um tule numa das mãos.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

Desenvolvimento: O praticante deverá vivenciar de forma livre, o material: tule. Deverá jogá-lo para cima e “resgatá-lo” quando o mesmo estiver em queda na sua frente e na altura do abdômen. Após essa vivência livre, inicia-se o jogo. Os alunos em círculo, seguram o tule na mão de maior predominância psicomotora, sendo-a direita ou esquerda.

Todos os jogadores envolvidos, deverão, ao sinal do recreador/ educador, jogar o tule para cima e dar um passo a direita, resgatando o material do “amigo-vizinho” que o jogou para cima. E assim segue o jogo, ate houver motivação para a sua prática.

Variação 01: O Relógio Malabarático poderá ser realizo no ritmo de uma música cantada ou tocada, como “Escravos de Jó”, “Ciranda-Cirandinha”, entre outros.

Variação 02: Caso não tenha acesso ao material sugerido, o Tule, o jogo poderá ser realizado com sacos plásticos.

Observação: O jogo dará sequência ritmada, quando após todos os jogadores terem entendido a sua respectiva sistemática.

JOGOS E DESENHOS ACROBÁTICOS

Jogos Acrobáticos de Solo
Materiais: Colchonetes
Formação Inicial: Os jogadores deverão formar duplas.

Desenvolvimento: Cada dupla deverá conter um jogador base, sendo aquele que suporta e projeta o volante; e um jogador-volante, sendo aquele que é suportado e projeto pelo jogador-base.

Cada dupla deverá vivenciar e criar diversas figuras acrobáticas, com segurança, e apresentá-las a todos os outros jogadores. É fundamental a criatividade corporal e o a confiança no outro jogador da dupla.

Variação 01: Para os jogadores iniciantes deverá ser estimulado os exercícios em quadrupedia, bem como os exercícios com os jogadores em bipedia, sem ter algum jogador em suspensão.

Variação 02: Após a vivência das figuras em duplas, é recomendável que as figuras sejam realizadas em trios, quartetos ou pequenos grupos (até 8 jogadores)

Observação: É importante que os jogadores se conheçam e realizam as figuras de forma segura e eficiente.

Dica de Segurança: Tomar muito cuidado com as figuras realizadas com jogadores em suspensão e/ou em pequenos grupos.

Gostou da postagem? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro!

Cintra IT - SCintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Veja Mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.