JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Natação infantil: motivos para seu filho fazer

Dúvidas sobre nossa programação?
Ligue agora mesmo para (61) 98454-9958 (com WhatsApp).
IMG_7771

É muito importante que as crianças sejam incentivadas desde cedo a praticarem atividades físicas. Crianças sedentárias tendem a se tornar adolescentes e adultos sedentários, enquanto crianças ativas geralmente permanecem ativas durante toda a vida. A natação infantil é um ótimo exercício que você pode incluir no cronograma do seu filho!

Há uma série de motivos pelos quais a natação infantil é uma das melhores atividades que você pode programar para o seu filho. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a natação tenha início a partir dos 6 meses de idade, ou seja, a prática também é indicada para bebês. A partir dessa idade, os ouvidos já estão desenvolvidos o suficiente a fim de dificultar a entrada de água e o bebê também já está com o sistema imunológico mais fortalecido.

“Nadar não é somente uma atividade física importante para a saúde, mas também uma questão de sobrevivência e segurança”, diz Pedro Paulino, professor de natação infantil na Pedro Paulino Family Club. “É importante que o indivíduo se acostume com o meio aquático desde cedo para não desenvolver o famoso ‘medo de água’ e para que consiga sobreviver em situações de emergência”, completa a profissional.

A natação infantil é praticada de forma recreativa e lúdica. Não há um compromisso exacerbado com os fundamentos e técnicas já que o principal objetivo é adaptar a criança ao meio aquático, mas isso não exclui os benefícios da atividade.

Principais benefícios da natação infantil
1. Combate à obesidade infantil

Infelizmente, a obesidade infantil é uma realidade no Brasil. O IBGE aponta que a cada 3 crianças, 1 está acima do peso. De acordo com o professor de natação infantil da Family Club, Pedro Paulino, “a natação é uma das melhores atividades para combater a obesidade infantil pois não tem contraindicações e movimenta o corpo todo”.

Crianças de qualquer idade podem nadar – quanto mais cedo começarem, melhor será a adaptação. “Em uma hora de aula, a criança pode perder até 600 calorias”, conclui Pedro Paulino.

2. Desenvolvimento integral

Além de combater a obesidade infantil, a natação contribui diretamente com o desenvolvimento integral do indivíduo, especialmente nos aspectos emocional e cognitivo.

3. Desenvolvimento físico e motor

Uma ótima maneira de estimular o desenvolvimento físico e motor da criança é através da natação infantil. Professor Lucas Lacerda explica como a atividade é importante:

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

“A natação é um esporte completo, sem contraindicações, que mexe com o corpo todo da criança. Os movimentos realizados debaixo d’água contribuem para o seu desenvolvimento físico e motor e ainda melhoram a flexibilidade, a coordenação, a postura, a capacidade circulatória, a respiração e até a oxigenação do cérebro.”

4. Desenvolvimento intelectual

Na Austrália, um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Griffith apontou que a natação contribui não somente para o desenvolvimento físico e motor das crianças, mas também para o desenvolvimento intelectual. Além de todos os outros benefícios, nadar também deixa as crianças mais espertas!

5. Respeito e socialização

A noção de respeito ao próximo e a socialização da criança também são desenvolvidas através da natação infantil. Isso ocorre porque, na piscina, as crianças aprendem a esperar sua vez e ajudar sempre que preciso. Todos são importantes e se respeitam.

6. Melhora do sistema respiratório

A natação é o esporte mais indicado para tratar, curar e fortalecer o sistema respiratório. “Os músculos respiratórios se desenvolvem durante a natação graças à resistência ao corpo que o meio aquático oferece. Nas sequências de respiração e inspiração que a criança faz enquanto nada, ocorre uma melhora no condicionamento cardiorrespiratório e também um aumento da ventilação pulmonar”, explica Lucas Lacerda.

Com uma musculatura respiratória fortalecida, crianças que possuem asma ou qualquer outro problema respiratório podem sair da crise com muito mais facilidade, ao mesmo tempo em que crianças saudáveis ficam protegidas contra problemas respiratórios futuros.

7. Desenvolvimento do sistema imunológico

O coordenador de natação da Family Club Pedro Paulino afirma que o sistema imunológico da criança também pode ser fortalecido através da natação. “Praticar atividades físicas desde cedo ajuda a potencializar todos os mecanismos de defesa do organismo, o que diminui a incidência de doenças, especialmente as respiratórias”, esclarece.

8. É divertido!

Crianças precisam se divertir e nadar é muito divertido. Muitas habilidades são desenvolvidas através da natação infantil, mas o mais interessante é que todas as etapas envolvem brincadeiras e as crianças aprendem de forma lúdica e leve. Não deixe de proporcionar esses momentos de diversão e aprendizado ao seu filho para que ele se torne um adulto mais saudável e feliz!

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o agora nas suas redes sociais para que outras pessoas também venham refletir sobre esse tema tão importante!

Cintra IT - SCintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Veja Mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.