JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

O que são aspectos cognitivos da aprendizagem?

IMG_1104

Os aspectos cognitivos atuam como motor no processo de aprendizagem. É importante que tenhamos em mente que existem muito mais coisas envolvidas nesse desempenho cerebral. No entanto, não é possível falar sobre o ato de aprender sem relembrarmos alguns conceitos, dentre eles a cognição.

O que é cognição?

Bom, a cognição é o ato que consiste em processar as informações. A função dessa habilidade é o de perceber, integrar, compreender e responder adequadamente a todos os estímulos do ambiente de uma pessoa. Vale ressaltar que isso leva o indivíduo a pensar e a avaliar como e o que fazer para cumprir uma tarefa ou uma atividade social.

Além disso, vale salientar que para processar, torna-se necessário o envolvimento de várias regiões cerebrais, que são responsáveis por abrigar determinadas funções que expressam uma habilidade específica.

Outro detalhe que merece ser destacado é que estas partes devem estar íntegras, maduras de acordo com a idade e se interconectarem de maneira adequada. Tudo isso para que ocorra uma boa resposta do cérebro aos estímulos do ambiente e, por extensão, a concretização da aprendizagem e a evolução adaptativa para novas aprendizagens.

Dentro do processo de aprendizagem ocorre o conhecemos por desenvolvimento cognitivo, que pode ser definido como o aprimoramento dessas habilidades, cuja evolução constante tende a propiciar uma vida de autonomia ao indivíduo. Sendo assim, é importante trabalhá-la e ficar atento a algum sinal que denote um possível atraso.

Aspectos cognitivos da aprendizagem no autismo

Peguemos como exemplo uma criança que conviva com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Quando ela estuda em uma turma com alunos regulares, a educadora deve compreender que nem todo estímulo poderá ser suficiente para conduzir o estudante em questão a ser participativo durante as aulas, pois alguma parte da cognição pode se encontrar em déficit.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

Não são poucas as vezes que a linguagem verbal pode apresentar algumas carências em detrimento de algumas funções executivas da mesma criança. Para ficar mais esclarecido, vale reiterar também que a depender do grau do transtorno e até mesmo do tempo em que o pequeno recebe as intervenções de especialistas, dois estudantes com TEA podem manifestar sinais completamente diferentes. Importante reiterar que esse aspecto é único e que cada pessoa apresenta uma determinada característica.

Sendo assim, podemos dizer que a aprendizagem no autismo tem como marca o aspecto fragmentado. Isso significa que o raciocínio de uma criança com TEA pode não completar diferentes partes de um todo, na maior parte. Isso não é algo integral, o que pode ser notado também pela tendência desse público específico a preferir atividades que apostam mais na rotina e aquelas que são completamente repetitivas.

A cognição e o cérebro

Devemos relembrar que o cérebro, em sua totalidade, é dividido em regiões no qual cada parte atua com uma função predominante, porém interligada e integrada com outras áreas. Com isso, vale lembrar que estas conexões costumam se aprofundar e a se interconectar na formação de unidades funcionais, cujo papel preponderante na geração ocorre, além da coordenação e manutenção das funções cerebrais em rede.

Devemos ressaltar que estas, em conjunto com outras partes funcionais, coordenarão o processamento das mais variadas informações no cérebro, são elas: ler, escrever, pensar, perceber sons/estímulos visuais, entender símbolos, perceber a face de seu semelhante e sentir algo resultante, etc. Por fim, vale salientar que a aprendizagem infantil e todos os atos que são executados pelo ser humano dependem inteiramente dessa conexão mencionada aqui.

Gostou da postagem? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro!

Cintra IT - SCintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Veja Mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.