JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Por que a matemática no futebol é algo tão importante

IMG_4384

A matemática no futebol está presente a todo momento. Precisamos dela para contabilizar o número de gols, passes, faltas e demais estatísticas do jogo. Sem ela, dificilmente conseguimos traçar um bom planejamento para melhorar o rendimento da equipe. Além disso, toda análise quantitativa depende de números e da utilização da matemática para fazer algum sentido. É com ela que contabilizamos vários marcadores biológicos (como a quantidade de ácido lático no sangue) para em seguida definir as melhores estratégias.

Falando ainda de maneira mais simplificada, não podemos deixar de mencionar que a estatística faz parte dos principais dados que envolvem a conversa do futebol. É bem provável que você saiba na ponta da língua os times que mais finalizam, os que mais aproveitam as finalizações e assim por diante.

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, sem matemática não é possível fazer muita coisa. Sua utilização é extremamente valiosa e, caso ela não esteja presente, quase sempre ficamos à mercê de palpites que pouco podem demonstrar com clareza a realidade. Abaixo, falaremos de 4 pontos em que os números são importantes e também aprofundaremos algumas das questões que acabamos de mencionar. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

A matemática no futebol ajuda na previsão de resultados!

Além da contagem de gols, que talvez seja a utilização mais básica de todas da matemática no futebol, com sua aplicação conseguimos ter uma boa previsão de resultados entre todas as partidas de um determinado campeonato. Isso é possível porque podemos trocar uma média de acordo com o número de gols e resultados de duas determinadas equipes, para que, com esses dados, possamos fazer análises mais complexas que ajudem a definir a probabilidade de um vencedor.

Obviamente, isso não significa que esses números são uma previsão 100% correta, mas que elas são uma aproximação do que pode vir acontecer dentro de campo. Certamente você, ao identificar duas equipes, sabe definir com clareza qual é a favorita para vencer. Da mesma forma, ao longo de um campeonato, é possível prever com certo grau de confiabilidade quais são os times que cairão para divisões mais baixas e quais são aqueles que apresentam mais chances de ganhar um campeonato.

Todas essas previsões vão muito além da pura conversa sobre futebol e passam a se tornar verdadeiramente importantes quando o assunto é o planejamento de uma equipe. E é sobre isso que falaremos logo em seguida.

A matemática é essencial para o planejamento de uma equipe!

Todo e qualquer planejamento de uma equipe depende de duas coisas: a primeira é o resultado que se deseja obter ao longo do ano e nos torneios, e a segunda, o prazo para conseguir atingir essas metas. O que vem depois, só pode acontecer após a definição desses dois grandes pontos que, ao longo da temporada, determinam quais são os resultados reais do trabalho de uma comissão técnica e de um time.

Talvez você não saiba, mas os clubes brasileiros têm ciência de que não vão ganhar todos os jogos. Na verdade, a partir do momento da inscrição e do fornecimento da tabela, com todas as partidas, os treinadores montam um planejamento adequado para conseguir chegar a uma pontuação considerada realista para a equipe.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

Essa análise é pautada nos resultados anteriores de todos os times que participam do campeonato. Por isso, ao longo da tabela, a comissão técnica analisa quais são os jogos viáveis para conseguir os 3 pontos, quais são aqueles em que a derrota é inevitável e fazem parte do cronograma e as situações em que o empate é bem visto. Ao longo do campeonato, esses números vão se ajustando para que, a cada mês, o planejamento continue a se tornar realidade.

Alguns cálculos definem a chance de sucesso ou fracasso de um time!

Apenas para citar um exemplo, um time, para ganhar o campeonato brasileiro, precisa de cerca de 70 pontos ao longo do ano. Para não cair, deve fazer pelo menos 42. Esses dois números não são arbitrários nem acontecem pela sorte — eles integram dados estatísticos calculados ao longo dos últimos anos. Quando um time vai bem e começa a chegar próximo dos 40 pontos antes de determinada rodada, já é possível prever, de certa forma, a possibilidade de alcançar a pontuação de número 70.

Da mesma forma, quando uma equipe não corresponde às expectativas, começa a se preocupar e a traçar um plano para ultrapassar a marca dos 40 pontos e se tornar livre do temido rebaixamento. Tudo isso exige matemática e uma constante análise de curto, médio e longo prazo — e sem números, nada disso é possível.

Os números são essenciais na preparação física de um atleta!

Por fim, não podemos deixar de dizer que a matemática é extremamente importante em uma preparação física séria e pautada na ciência. Inclusive, dados essenciais da nossa saúde são quantificados para que nós possamos entender nosso estado atual. A frequência cardíaca, respiratória, a pressão arterial e vários outros dados são apresentados em números, e pode não parecer, mas cada um deles é extremamente importante para a comissão técnica, em especial para o fisiologista.

O preparador físico, por exemplo, busca atingir um número alvo na frequência cardíaca para estimular mais o preparo físico e o condicionamento cardiovascular dos seus atletas. O mesmo acontece com a carga aplicada nos treinamentos resistidos (que pode ser incluída de acordo com a porcentagem na repetição máxima do atleta) e em demais áreas do esporte.

A mensagem que fica é que, sem lidar com números, é praticamente impossível prever e ter uma análise séria de todo trabalho realizado. Sem eles, tudo se torna um palpite vazio que dificilmente pode trazer alguma vantagem real.

A matemática no futebol é indispensável, e diríamos até mesmo que o esporte não consegue sobreviver a longo prazo e em alto rendimento sem sua existência, uma vez que sua falta geraria uma completa falta de direcionamento. Gostou da postagem? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro!

Cintra IT - SCintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Veja Mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.