JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Prática esportiva garante socialização e é aliada na formação de crianças e adolescentes

Dúvidas sobre nossa programação?
Ligue agora mesmo para (61) 98454-9958 (com WhatsApp).
IMG_7890

Contribuir para a formação de cidadãos críticos, participativos e transformadores de suas realidades, utilizando o esporte como ferramenta. Assim, o Núcleo Comunitário Calvariano, localizado no Jardim São Pedro de Viracopos, região Sudoeste de Campinas/SP, adota a prática como estratégia do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, atendendo 120 crianças de 6 a 14 anos.

Na instituição, parceira da Fundação FEAC, as atividades físicas são aplicadas e multiplicadas com o objetivo de mostrar o conceito do esporte como fator educacional e de desenvolvimento humano. “Nossa intenção é aliar valores ao esporte e mostrar às crianças e aos adolescentes a importância do trabalho em grupo, do respeito, da disciplina e da responsabilidade. O esporte ainda faz com que o grupo compreenda de forma efetiva o que é o trabalho em equipe, que será levado para toda a vida”, enfatizou a coordenadora, Solange Nobre.

A prática esportiva também auxilia no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes os capacitando a lidarem com suas necessidades, desejos e expectativas. Nesse processo, os jovens também adquirem essas habilidades e aprimoram competências esportivas, sociais, cognitivas, afetivas e comunicativas.

A dedicação ao esporte vai além dos benefícios físicos, explica a assistente social do Núcleo. “Começamos na sala com o estudo do corpo humano. Isso é importante para que as crianças aprendam que as atividades físicas envolvem músculos, nervos e ossos. É preciso alongar e aquecer antes de começar a jogar”, ressalta Michele Pereira.

Mais que isso, o Núcleo estimula a prática de esportes de forma equilibrada e respeitando os limites de cada atendido, tornando a atividade benéfica para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, e especialmente para o fortalecimento de vínculos entre eles. “É importante estimular boas práticas que sigam por toda a vida. E para os pequenos, a intenção é apresentar o esporte de uma forma gostosa e divertida”, acrescentou a coordenadora.

Com as práticas esportivas ganhando a admiração dos pequenos, a equipe da instituição também investiu na reeducação alimentar como aliada. “Conversamos sempre com os jovens e falamos sobre a importância de uma boa alimentação, dos benefícios de frutas, legumes e verduras e tentamos associar esporte e nutrição à vida saudável”, falou Solange.

De acordo com a coordenadora, a instituição procura incentivar bons hábitos alimentares. “Já tivemos bons resultados, mas é preciso que essa rotina seja seguida dentro e fora da instituição. Por isso, também conversamos com as famílias sempre que podemos e mostramos a importância da vida saudável”, falou.

Dentro e fora das quadras

Segundo a assessor social do Departamento de Assistência Social da Fundação FEAC, Alann de Oliveira, o esporte educacional faz uma boa relação com a proposta do serviço de convivência. “Ele evita a seletividade e a competitividade excessiva, e estimula o desenvolvimento integral do indivíduo e sua formação para o exercício da cidadania. Por meio das atividades esportivas as crianças e os adolescentes têm estimulados aspectos de convivência social e, desta forma, ampliam seu repertório para o enfrentamento das vulnerabilidades e riscos sociais que vivenciam no dia a dia. Portanto, o esporte deve ir para além da atividade física e motora”.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

Outro ganho é o desenvolvimento motor. A criança deve aprender a saltar, pular, correr, praticar atividades físicas em grupo, sem compromissos. Não há a obrigação de aprender técnicas específicas e o treinamento não é dirigido para resultados.

A instituição promove a prática do esporte educacional por meio de atividades que estimulam o desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo de crianças e jovens. Os exercícios também trabalham a lateralidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, força muscular, resistência cardiorrespiratória, equilíbrio e movimentos finos.

Nas oficinas esportivas, as atividades são variadas. Além dos jogos de futebol, handebol, vôlei e basquete, o educador social, formado em educação física, Marcos Rodrigues, investe num circuito funcional. Nos cones e na escada, a turma treina a coordenação e aproveita para se divertir.

Como consequência, as crianças tendem a conviver mais facilmente em sociedade e ter maior agilidade de raciocínio. “Trabalhamos o exercício físico de acordo com a idade e nos preocupamos com a socialização. Não focamos na profissionalização, mas nosso trabalho é bem feito”, relatou Marcos.

O pessoal ainda aprende regras dos jogos, movimentos e treinam os esportes preferidos. E o educador acompanha tudo com muito cuidado, reparando nos que apresentam aptidão para alguma modalidade, liderança e colaboração, para que, posteriormente, caso a criança ou adolescente queira, seja encaminhado a algum clube que desenvolva o esporte na perspectiva de rendimento.

Para a turma, as atividades garantem diversão e movimento. “Eu gosto de participar e o melhor é o futebol e a queimada. É bom treinar nessa aula porque me ajuda no futebol”, falou o pequeno Felipe Reis, de 10 anos.

Sara de Jesus, 13 anos, gosta mesmo é de jogar queimada e de fazer abdominal. “Acho que o circuito ajuda a gente a ficar amigo e também na hora de jogar. Aprendi a respirar e tenho mais coordenação e isso ajuda muito. Acho também que tenho mais energia, tanto na hora do exercício como quando estou na escola”, garantiu.

Cintra IT - SCintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Veja Mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.