JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Você sabe como criar uma cultura de equipe no esporte? Entenda!

IMG_4315

O desempenho dos atletas dentro de um time depende de uma série de fatores. Afinal, tão importante quanto treinar as técnicas e ter a habilidade exata na execução dos movimentos de uma atividade é promover o autoconhecimento e saber como manter os atletas motivados.

Nesse sentido, trabalhar a cultura de equipe no esporte é um requisito essencial para obter conquistas e alcançar o tão esperado sucesso dentro das quadras e do campo. Trata-se de uma mentalidade coletiva fundamental para os profissionais que atuam em áreas corporativas, incluindo empresas e passando pelo ramo de esportes.

Se você é um treinador físico e comanda uma equipe de jogadores ou pretende atuar e ter sucesso no ramo, este artigo foi feito para você. Explicaremos como você pode criar e promover a cultura de equipe dentro do seu time para que os atletas tenham um alto desempenho. Confira!

Saiba identificar as habilidades e características de cada um do time

Você sabia que a psicologia esportiva ajuda a melhorar a performance dos atletas? Antes de começar a viabilizar maneiras para introduzir a cultura de equipe no esporte, é preciso primeiramente conhecer os indivíduos que formam o time. Como você pretende desenvolver métodos para estimular uma mentalidade de resultados e de sucesso se você sequer conhece os jogadores?

Por isso, antes de tudo, é necessário compreender a personalidade dos atletas — saber mais sobre a sua história de vida, os objetivos pessoais e profissionais, os desejos e angústias, as necessidades, os pontos fortes e fracos e por aí vai. Até porque cada indivíduo é único e pensa de uma maneira ímpar.

Assim, se você definir uma metodologia, pode ser que ela não funcione para todos. Afinal, o que funciona para um jogador pode não causar efeitos para outros. Desse modo, o líder precisa conhecer cada uma dos membros para ter condições de definir estratégias eficientes de encorajamento que tenham o potencial de atingir a todos.

Não tenha medo de dar autonomia para que os profissionais possam mostrar seu talento

Você não precisa ter receio de oferecer autonomia aos seus jogadores. Entenda que o seu papel não é apenas de comandante do time, mas sim de dar bons exemplos e permitir que os atletas possam expandir as suas habilidades e aptidões com mais liberdade.

Portanto, estimule a independência dos seus alunos e deixe que eles se descubram mais. O autoconhecimento é a melhor maneira para fazer com que eles se sintam motivados para prosseguir com os treinos e superar as dificuldades. Desse modo, eles sentem que a preparação tem um sentido maior e conseguem se focar mais em bater as metas traçadas.

Em vista disso, preste bastante atenção para não se tornar um líder excessivamente centralizador e controlador. Acima de tudo, saiba que é importante empoderar os jogadores e ouvir o que eles têm a dizer. Essa concessão de liberdade é o diferencial de um time bem-sucedido e satisfeito.

Reforce sempre onde o time poderá estar se houver uma cultura de equipe todos os dias

A lição que deve ser aprendida é que o poder da equipe sempre se sobressairá perante o talento individual. Apesar da importância da competência e capacidade singular de cada jogador, apenas isso não é suficiente para levar o time plenamente à vitória. Pelo contrário, é preciso ir além e investir no talento de todos até o máximo possível.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

Isso significa que, no momento em que todos os jogadores de uma equipe jogam juntos e dão o melhor de si, a equipe tem tudo para se destacar. Dessa forma, apostar apenas no brilho individual de um componente do time, em detrimento do coletivo, não é uma tática eficiente a ser utilizada.

A equipe como um todo é composta por pessoas que se complementam. Ou seja, um grupo unido e bem entrosado é muito mais eficiente e potente e tem tudo para despontar e obter a vitória. Portanto, se algum jogador está com dificuldades em executar determinado passe ou uma manobra em específico, dê mais atenção a ele, por exemplo.

Seja o exemplo daquilo que você defende e transmite

Se você quer ser um técnico de sucesso e alcançar a glória, entenda que não basta apenas comandar e dar as instruções do que deve ser feito e como agir. É necessário ser exemplo dos seus jogadores. Afinal de contas, como seus pupilos seguirão aquilo que você determina se você mesmo não pratica o que prega?

Desse modo, se você quer que eles não se atrasem nos treinos, dê o exemplo. De preferência, chegue mais cedo. Ou então, se deseja que eles não comam besteiras ou não frequentem festas nas vésperas das partidas, por exemplo, faça o mesmo. Os atletas precisam se inspirar em alguém para se manterem motivados e ninguém melhor do que você mesmo para servir de espelho.

Seja coerente e claro na comunicação para transmitir confiança

Ser transparente na comunicação é o primeiro passo para manter a credibilidade e conquistar o respeito e a confiança dos membros do time. Nada melhor do que investir em um diálogo aberto e sincero com os atletas.

Para isso, dê feedbacks reais com críticas construtivas sobre a performance de cada um. Converse com eles sobre o que deve ser melhorado dentro da equipe, as trocas de passes, o comportamento deles e ressalte a importância de todos para o sucesso final do time.

A comunicação deve ser a mais clara e objetiva possível, mas também tome o cuidado para não cobrar excessivamente nem adotar um tom ríspido acima do normal. Isso contribui para aumentar a motivação e trazer segurança para os esportistas. O caminho é se conectar com a equipe, saber o tom certo a ser utilizado durante as conversas e conhecer os gatilhos que ativam a coragem e incentivam os atletas.

Alcançar a superioridade nas partidas requer muito mais do que a competência técnica e a execução dos movimentos com exatidão. Além disso, é essencial cultivar uma mentalidade positiva e com vistas para o autoconhecimento. A estratégia consiste em promover uma cultura de equipe no esporte personalizada que tenha a capacidade de causar resultados eficientes para todos os atletas. Afinal, a motivação é um dos maiores ingredientes para o sucesso de um time.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro!

Cintra IT - SCintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Veja Mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.